Abril 11, 2023
Para a Koppert, a proximidade com a startup permite oferecer uma nova solução para seus clientes, na frente de polinização assistida
Por Marina Salles
A AgroBee, conhecida no mercado como o “Uber das abelhas”, recebeu o primeiro investimento, no valor de R$ 1 milhão feito pelo Fundo Gazebo, estruturado pela Koppert. O fundo é focado em startups e outros modelos de negócios que alavanquem o desenvolvimento, adoção e aplicação dos bioinsumos no campo.
Com o aporte, a AgroBee vai acelerar sua tração no mercado, aumentando o número de clientes nos diferentes cultivos que atende, aumentar sua participação dentro de sua carteira de clientes e explorar novos modelos de remuneração.
Felipe Itihara, Gerente de Inovação da Koppert Brasil, destaca entre os atributos da AgroBee: equipe bem capacitada, product market-fit comprovado e atuação em um mercado de alto potencial. “A solução de polinização assistida da Agrobee permitirá aos clientes aumento de produtividade e de qualidade da produção, além de mitigação de perdas em situações climáticas adversas. Ao somarmos os benefícios de produtividade, com um mercado potencial relevante e não atendido, temos uma oportunidade importante de retornos financeiros”, diz.
Itihara lembra que além do investimento financeiro, a colaboração da equipe técnica e comercial da Koppert junto à Agrobee também irá colaborar para a tração do modelo de negócio. “A combinação de investimento financeiro com a expertise técnico-comercial é uma premissa da tese do Gazebo.” O Gazebo é o hub de inovação da Koppert, pioneiro no Brasil na especialização em tecnologias de controle biológico, que fica sediado no AgTech Garage.
A AgroBee tem como objetivo se tornar a maior empresa de polinização assistida e serviços ambientais do Brasil, crescendo mais 50 vezes nos próximos 5 anos. “Com as abelhas brasileiras, pesquisa aplicada e tecnologia vamos potencializar a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas, a preservação do meio ambiente e gerar grande impacto social”, diz Guilherme Souza, CEO da AgroBee.
Souza explica que com o novo investimento, do Fundo Gazebo, a startup irá acelerar suas atividades para atender à crescente demanda global por soluções inovadoras e sustentáveis de produção de alimentos. “O investimento permitirá que a AgroBee atraia novos talentos para sua equipe, invista em P&D e na expansão da comercialização de sua tecnologia avançada de polinização. A startup está comprometida em ajudar os produtores agrícolas a melhorar a produtividade e a qualidade das colheitas, enquanto reduzem o impacto ambiental.”
A tese do Fundo Gazebo prevê aportes em soluções que possam contemplar do planejamento à comercialização de bioprodutos, passando pelas etapas de manejo das culturas e armazenagem. Entre as áreas prioritárias de investimento estão: desenvolvimento de novos produtos, acesso ao mercado, gestão da propriedade, aplicação de bioinsumos, manejo integrado, monitoramento da lavoura, gestão da emissão de gases estufa e uso racional de recursos.
O fundo, lançado em novembro de 2022, tem até R$ 50 milhões para aportar em startups. O foco dos cotistas, sendo a Koppert o principal, está em empresas de estágio inicial. A gestão e administração do fundo é feita pela Trustee DTVM.