Programa Fellowship AgTech Garage 2022 seleciona 31 pesquisadores

Na edição deste ano, foram mapeados 173 potenciais participantes a partir de indicações da comunidade de inovação e levantamento do AgTech Garagech Garage

Maio 24, 2022

Por Marina Salles

O Programa Fellowship AgTech Garage — que tem com o objetivo de promover a aproximação da Academia com a comunidade de inovação do hub, formada por parceiros corporativos, produtores rurais e startups de base tecnológica — dá início a um novo ciclo com a participação de 31 pesquisadores de diversas áreas de atuação e universidades do país. 

Diferentemente dos ciclos anteriores, os fellows de 2022 foram escolhidos por meio do mapeamento das indicações da comunidade do AgTech Garage e busca interna em plataformas como a da Fapesp, Lattes e Google Scholar, o que resultou na seleção prévia de 173 acadêmicos.

Após construir um banco de dados com indicações, mapeamento e sinalização de interesse, os fellows foram avaliados e selecionados levando em consideração a diversidade de suas áreas de atuação, diversidade de gênero e envolvimento prévio com inovação. Entre os 31 participantes, há representantes do Matopiba (confluência entre os Estados do MA, TO, PI e BA), passando também por Goiás e São Paulo. Além disso, ⅓ do grupo é de mulheres. 

Distribuição geográfica fellows AgTech Garage 2022 (Imagem: AgTech Garage)

“Nossa rede está em constante crescimento e hoje são mais de 80 empresas parceiras buscando inovação. Inovação essa que não está somente nas startups, mas nas universidades e institutos de pesquisa de referência na geração de conhecimento. Estamos aqui para gerar conexões e visibilidade para as linhas de pesquisa dos nossos fellows e conectá-los com toda a rede. É assim que surgem as oportunidades de negócios e de projetos conjuntos entre a Academia, grandes empresas e startups”, afirma José Tomé, CEO do AgTech Garage. 

Para conhecer todos os fellows selecionados, visite a página do Programa Fellowship AgTech Garage 2022 ou consulte a lista (com nome, instituição e áreas de interesse) no fim da matéria. Se você já faz parte da comunidade do AgTech Garage, aproveite para solicitar também a conexão com nossos fellows. 

Categorias “pesquisadores” e “Cerrado”

Atualmente, o programa é dividido em duas modalidades: Fellowship Pesquisadores (destinado a participantes de todas as universidades e instituições de pesquisa do país, independentemente da região e área de atuação) e o Fellowship Cerrado (ligado diretamente ao Programa Soja Sustentável do Cerrado, realizado em parceria entre o AgTech Garage e o Land Innovation Fund). Na primeira categoria, foram mapeados 107 acadêmicos e, na segunda, 66. Por fim, um total de 21 fellows pesquisadores e 10 fellows Cerrado foram selecionados para integrar a iniciativa neste novo ciclo. 

Para Carlos E. Quintela, diretor do Land Innovation Fund (LIF), o Fellowship contribui de forma fundamental para o desenvolvimento do Programa Soja Sustentável do Cerrado, voltado a apoiar o processo de inovação na cadeia de suprimentos da oleaginosa para que seja, sobretudo, livre de conversão da vegetação nativa. O fundo internacional LIF foi criado com aporte inicial da Cargill e é gerenciado pela Chemonics International. 

“Por meio da parceria com o AgTech Garage, desenvolvemos o Programa Soja Sustentável do Cerrado em quatro ciclos, em que selecionamos startups e temos o apoio especial dos fellows com foco especificamente no Matopiba para fortalecer a paisagem de inovação e torná-la cada vez mais robusta”, diz Quintela.

Novidades da edição 2022

De acordo com Henrique Provenzzano, Coordenador de Programas de Inovação Aberta do AgTech Garage, além da mudança no método de seleção dos fellows, a edição deste ano traz ainda mais novidades. Uma delas, o Fellow Meets, que consiste em encontros estruturados para aproximar os fellows do AgTech Garage da comunidade de inovação e apresentar cases de sucesso que inspirem novos projetos. 

Durante esses eventos, serão apresentados cases de parcerias entre a Academia e demais atores do ecossistema de inovação para abrir a discussão sobre potenciais iniciativas personalizadas de acordo com a demanda e sugestões de temas de interesse dos próprios fellows. Segundo Provenzzano, o Fellowship AgTech Garage 2022 também irá estimular, ainda mais, o empreendedorismo dentro das universidades e aproximar talentos da Academia do universo da inovação.

Henrique Provenzzano, do AgTech Garage

Aline Amorim, gestora de comunidade do AgTech Garage, apresenta as demais oportunidades. “O Fellowship vem para destacar o papel da Academia no ecossistema de inovação aberta, potencializar novos projetos e iniciativas conjuntas entre professores e pesquisadores, promover o contato com startups — seja pode meio de mentorias, participação em bancas avaliadoras e comitês — além de identificar sinergias para cooperação com empresas”, diz. “A Academia traz um grande valor na solução de problemas, lançamento de novas tecnologias no mercado e conhecimento para revolucionar os ganhos em prol da sustentabilidade”, completa ela. 

Aline Amorim, do AgTech Garage

Os 31 fellows selecionados

FELLOWS PESQUISADORES

Abimael Cereda Junior
Instituições que representa: FAZU/ UnB / UFSCar / ENC Perú (Escuela Nacional de Control)
Áreas de interesse: transformação digital territorial do agronegócio, cidades inteligentes, controle governamental, geografia das coisas, geotecnologias no Brasil, América Latina e África.

Alexandre Luís Pereira
Instituições que representa: FAZU
Áreas de interesse: setores sucroenergético, de grãos, citros, florestal, frutas, flores e mineração, foco em governança e gestão de operações agroindustriais, desenvolvimento de projetos de TI, telecom e tecnologias agrícolas como agricultura digital, de precisão e agricultura inteligente.

Antonio Bliska Júnior
Instituições que representa: Feagri-Unicamp
Áreas de interesse: ambiência, infraestrutura rural e construções rurais, tecnologia pós-colheita. Além de fisiologia vegetal, cultivo sem solo, cultivos intensivos, cultivo em ambiente protegido, plasticultura, embalagens, gestão de propriedades e análise da qualidade de produtos agrícolas.

Catarina Barbosa Careta
Instituições que representa: Esalq-USP
Áreas de interesse: gestão de operações e sistemas de informação, medição de desempenho logístico, desenvolvimento e implementação de tecnologias da informação e logística no agronegócio e fomento a ambientes de inovação no setor.

Claudio Miceli de Farias
Instituições que representa: UFRJ
Áreas de interesse: cidades inteligentes, internet das coisas, fusão de dados e segurança, com projetos de IoT para verificar a qualidade do leite em tempo real, aplicação de inteligência artificial e dados meteorológicos no controle de irrigação e estufas inteligentes para fazendas urbanas.

Emanuel Carrilho
Instituições que representa: IQ-USP São Carlos
Áreas de interesse: química analítica, cromatografia, eletroforese capilar e espectrometria de massa de biomoléculas. Com especialização em pesquisa e desenvolvimento na ciência das separações, química bioanalítica, biologia química e instrumentação.

Flávia Fernanda Simili
Instituições que representa: IZ-Apta
Áreas de interesse: pastagem e forragicultura com foco em manejo ideal em clima tropical, para garantir o melhor desempenho dos animais com uso adequado do solo. Participa de projetos em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA), avaliando: manejo de pastagem, semeadura consorciada, indicadores do solo, viabilidade econômica, emissão de CO2 do solo e ciclagem de nutrientes, visando a sustentabilidade dos sistemas de produção.

Gleyce Figueiredo
Instituições que representa: Feagri-Unicamp
Áreas de interesse: geotecnologias, na linha de pesquisa de agricultura digital e sistemas de gestão na agricultura. Os principais projetos de pesquisa estão relacionados ao uso do sensoriamento remoto e inteligência artificial para estimativa de produtividade, análise de mudança de uso e ocupação da terra, intensificação agrícola, monitoramento agrícola e mapeamento de áreas agrícolas e de sistemas de integração lavoura-pecuária.

Heidge Fukumasu
Instituições que representa: FZEA-USP
Áreas de interesse: medicina veterinária e zootecnia, com ênfase em genômica molecular animal, oncologia experimental e comparada, biologia de sistemas e biologia molecular aplicada à inovação.

Janiene Santos
Instituições que representa: Saint Louis University/ Maryville University/ESPM/USP
Áreas de interesse: publicidade, gestão do design, marketing e desenvolvimento de produtos. Pesquisa tendências de comportamento e consumo desde 2008.

Lucas Rios do Amaral
Instituições que representa: Feagri-Unicampo
Áreas de interesse: geoestatística, agricultura de precisão, amostragem, geração de mapas e técnicas de sensoriamento de solo e planta.

Lúcio André de Castro Jorge
Instituições que representa: Embrapa Instrumentação
Áreas de interesse: desenvolvimento de softwares de processamento de imagens, reconhecimento de padrões e inteligência artificial, uso de drones na agricultura e tecnologias com potencial disruptivo para automação e agricultura de precisão.

Marcelo Menossi Teixeira
Instituições que representa: Unicamp
Áreas de interesse: análise funcional de genes de cana associados à tolerância à seca e aumento da produtividade. Vasta experiência com gestão da propriedade Intelectual e transferência de tecnologia para o mercado.

Mariana Zenero
Instituições que representa: Esalq-USP/ InCeres
Áreas de interesse: ciências dos solos, morfologia do solo (macro e micromorfologia), fertilidade, matéria orgânica, topografia, sensoriamento remoto, conservação e hidropedologia do solo.

Matheus Hansen Paes
Instituições que representa: FZEA-USP
Áreas de interesse: gestão de projetos na indústria de alimentos, modelagem matemática para predição de cenários produtivos, reestruturação de materiais de embalagens. Condução de projetos de inovação aberta com startups, universidades, empresas e demais instituições/players.

Patricia Angélica Alves Marques
Instituições que representa: Esalq-USP
Áreas de interesse: engenharia agrícola com ênfase em softwares, inteligência artificial e modelos para engenharia de água no solo e manejo da irrigação. Modelagem, uso da IA na engenharia de sistemas agrícolas, manejo da irrigação e dos recursos hídricos, além da viabilidade econômica da irrigação.

Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme
Instituições que representa: UFLA
Áreas de interesse: administração de empresas na área de dinâmica e gestão de cadeias produtivas. Empreendedorismo, marketing, gestão rural e elaboração e avaliação de projetos, estratégia e inovação.

Renato Bafi
Instituições que representa: UFSCar
Áreas de interesse: inovação, tecnologia, design thinking, planejamento estratégico com métodos colaborativos, desenvolvimento de lideranças.

Rone Batista de Oliveira
Instituições que representa: UENP
Áreas de interesse: tecnologias de aplicação de defensivos agrícolas (análises de qualidade e perdas, deriva, adjuvantes agrícolas e misturas em tanque), agricultura de precisão (desenvolvimento de sensores) e estatística (básica, experimental e multivariada).

Sergio Manuel Serra da Cruz
Instituições que representa: UFRRJ -Departamento de Computação
Áreas de interesse: sistemas de computação e bancos de dados, com foco na agricultura digital, ciência de dados, big data, workflows científicos, proveniência de dados, princípios FAIR, dados abertos ligados, ontologias, web semântica, serviços web, computação distribuída em nuvem, agroinformática, agronegócio e gestão do conhecimento.

Ubirajara Pereira Rodrigues Filho
Instituições que representa: IQ-USP São Carlos
Áreas de interesse: utilização de CO2 de processos de fermentação e uso de biomassa, tratamento de poluentes via fotocatálise, foto-absorção de potássio e outros metais alcalinos.

FELLOWS CERRADO

Anna Claudia dos Santos
Instituições que representa: UFG
Áreas de interesse: ciências ambientais e biológicas. Gestão de sustentabilidade, geoprocessamento, análises ambientais, monitoramento e performance de indicadores/KPIs, programas de responsabilidade socioambiental e ESG, além de metodologias e critérios internacionais, como o Global Reporting Initiative (GRI), Carbon Disclosure Project (CDP), Pacto Global, ODS da ONU, entre outros.

Celso Camilo
Instituições que representa: IFG
Áreas de interesse: ciências da computação, inteligência computacional (redes neurais e algoritmo genético), inteligência artificial distribuída, metaheurísticas e otimização.

Cristine Elizabeth Alvarenga Carneiro
Instituições que representa: UFOB/Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias
Áreas de interesse: físico-química e ciência do solo, com linhas de pesquisa em fertilidade do solo e produção de biofertilizantes. Experiência com gestão da propriedade Intelectual e transferência de tecnologia para o mercado.

Diego Nestor Soardi Andrada
Instituições que representa: Unibalsas/Agência de Inovação e Empreendedorismo
Áreas de interesse: gestão estratégica de organizações, administração e gestão comercial, com pesquisa sobre a análise do consumo de produtos alimentícios na cidade de Balsas (MA).

Eva Regina do Nascimento Lopes
Instituições que representa: UFOB
Áreas de interesse: gestão de pessoas, desenvolvimento regional, sustentabilidade cultural, preservação da memória histórica.

Gerson Ferreira Junior
Instituições que representa: UFOB
Áreas de interesse: ciências contábeis, contabilidade gerencial. Gestão da inovação tecnológica e social, educação geográfica e desenvolvimento regional.

Jaime Honorato Júnior
Instituições que representa: UFOB
Áreas de interesse: fitopatologia e microbiologia, manejo de pupunha e sistemas agroflorestais, com ênfase em seringueiras e cacaueiros, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.

Jean Ometto
Instituições que representa: INPE
Áreas de interesse: funcionamento agronômico de ecossistemas tropicais, atuando em iniciativas e instituições como: Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima), Projeto de Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado, Programa de Investimento Florestal (FIP), Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, American Geophysical Union's Committee on International Participation (AGU-CIP), Comitê Científico do Global Carbon Project (GCP), Comitê de Coordenação do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.

Joaquim Costa
Instituições que representa: Embrapa Cocais
Áreas de interesse: zootecnia, com ênfase em sistemas integrados de produção e avaliação de alimentos para animais. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, pecuária sustentável, nutrição de ruminantes, recuperação de pastagens degradadas, produção de ruminantes e uso de alimentos alternativos em dietas para ruminantes.

Weriskiney Araújo Almeida
Instituições que representa: UFOB/ Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias
Áreas de interesse: engenharia sanitária e ambiental, engenharia hidráulica e saneamento. Experiência em aspectos qualitativos e quantitativos dos recursos hídricos.

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agribusiness, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga-nos