Nutrien leva expertise do AgTech Garage para dentro dos Centros de Experiências de Uberaba e Uberlândia

Pelo modelo Flagship AgTech Garage, que tem a bandeira do maior hub de ag&food tech da América Latina para hubs parceiros, a Companhia se instrumentaliza para fomentar a inovação

Fevereiro 8, 2022

Por Marina Salles 

A Nutrien e o AgTech Garage estão estendendo sua parceria. Agora, além de integrar o hub como Ecosystem Partner, a Companhia levará para dentro dos seus Centros de Experiências em Uberaba e Uberlândia (MG) as vivências e conhecimento do AgTech Garage para fomentar sua própria comunidade de inovação. O objetivo é atrair startups para esses espaços, promover a troca constante de conhecimento e dar asas à inovação. 

A parceria se dá no modelo Flagship AgTech Garage, em que o hub leva sua expertise para os hubs dos parceiros e promove a capacitação e acompanhamento de profissionais especializados em conduzir diferentes atividades. 

“Os Centros de Experiências são a nossa ‘revenda reinventada’ e essa nova parceria com o AgTech Garage vem somar à oferta de valor que entregamos aos nossos clientes e à formação contínua dos nossos colaboradores”, afirma Rodrigo Naves, gestor de Treinamento Comercial e Efetividade de Vendas da Nutrien Soluções Agrícolas. 

A Nutrien planeja ter 50 "revendas reinventadas" no Brasil até o fim de 2022 (Foto: Nutrien)

Cintia Leitão de Souza, Diretora de Marketing da Nutrien para América Latina, destaca que o estabelecimento de novas parcerias apoia a estratégia de inovação da Nutrien no agronegócio. “A gente nunca se coloca na posição de acharmos que temos todas as soluções. Muito pelo contrário, nesse mundo exponencial de hoje, a gente quer mais do que abrir possibilidades. Estamos sempre abrindo as portas para fazer coisas nunca antes vistas”, diz.

Carlos Brito, Diretor de Varejo da Nutrien no Brasil, enxerga múltiplas possibilidades para os Centros de Experiências da empresa. “A gente vê os Centros de Experiências como um lugar de convivência. Conseguimos resolver muitas questões na propriedade com o agricultor, mas em muitos momentos precisamos do aparato tecnológico para nos ajudar, como os mapas de solo e interpretação de análises. Com a presença dos agricultores nesses espaços, podemos trocar conhecimento”, diz.  

José Tomé, CEO do AgTech Garage

Segundo José Tomé, CEO do AgTech Garage, a criação de experiências inovadoras será cada vez mais elementar no relacionamento das empresas com os produtores. “Enquanto a Nutrien desenvolvia o conceito dos Centros de Experiências, estávamos criando o FLAG no AgTech Garage. E, quando nos demos conta, as duas iniciativas se encaixavam perfeitamente. Nossa proposta é levar a experiência do hub - de inovação, de tecnologia, incluindo o produtor no centro da discussão - para dentro dos ambientes da Nutrien”.

“Esse é um grande exemplo de que a inovação aberta vai muito além de desenvolver um novo produto ou serviço, e estamos muito animados com essa parceria. É um casamento que vai fomentar a inovação em prol de um agronegócio mais sustentável, competitivo e inclusivo”, completa Tomé.

Henrique Provenzzano, Coordenador de Programas de Inovação Aberta do AgTech Garage, destaca que os clientes da Nutrien já buscam uma experiência diferenciada e que o Flagship tem tudo para proporcionar conexões em prol da geração de valor compartilhado para a cadeia do agronegócio. “Tanto o produtor como as startups, colaboradores das empresas e todos os stakeholders ligados à Nutrien poderão participar de uma comunidade descentralizada de inovação, com alto potencial de troca de conhecimento e criação de novas oportunidades de negócios”, afirma. 

Uma comunidade alimentada pela inovação, tecnologia e conhecimento

Dentro da proposta original da Nutrien, os Centros de Experiências — que até o fim do ano devem somar um total de 50 no Brasil — já previam o compartilhamento frequente de conteúdo agronômico, tecnológico e de gestão, que será potencializado pelo Flagship AgTech Garage. 

Como já acontece no hub hoje, os centros mineiros parceiros da iniciativa serão palco da realização e transmissão de uma agenda de conteúdos pautada nos eixos Campo, Tecnologia e Gestão. Essa agenda, gerida pela área de Learning Experience do AgTech Garage, preconiza o conceito de LifeLong Learning (aprendizado contínuo ao longo da vida) e coloca os “learners”, ou seja, quem tem algo para aprender ou ensinar, como protagonistas da escola do futuro aqui e agora. 

“O FLAG vem para potencializar o hub dos parceiros, proporcionando experiências de aprendizados únicas, com mentes brilhantes do empreendedorismo, do cenário de investimentos, dos novos modelos de gestão e do campo. Usando ferramentas próprias, geramos a densidade, diversidade e a vibe fundamentais para a inovação acontecer”, afirma Dalana de Matos, Líder de Learning Experience do AgTech Garage.

Nos Centros de Experiências, os conteúdos serão transmitidos em espaços como estes (Foto: Nutrien)

“A Nutrien fará uma curadoria das trilhas de aprendizagem propostas pelo AgTech Garage e vai trazer a comunidade do entorno para acompanhar as discussões nos Centros de Experiências em semanas temáticas”, diz Naves. 

De acordo com ele, os temas de maior interesse do público associado à Nutrien estão ligados a técnicas de manejo agrícola, tratamento de sementes, tecnologias para controle de doenças, ferramentas de financiamento agrícola, sustentabilidade e tecnologias atreladas ao mercado de carbono. 

A dinâmica dos encontros prevê a apresentação dos assuntos em diferentes formatos e a posterior troca de ideias em rodas de conversa. “Fizemos um painel sobre biológicos que trouxe muitos aprendizados. Teve uma discussão grande sobre o aumento da adoção de soluções biológicas no mercado, práticas de manejo integrado e muita discussão das vantagens para o produtor. A Nutrien também compartilhou o que vem construindo para ter um grande protagonismo neste mercado. Para muitos produtores, foi um momento de descoberta”, afirma Naves. 

A Nutrien busca oferecer diferentes experiências ao agricultor (Foto: Nutrien)

O conteúdo produzido pelo AgTech Garage também será disponibilizado aos colaboradores da Nutrien para que se mantenham informados a respeito do que de mais relevante acontece na fronteira da inovação. “Tudo que for relacionado às culturas em que atuamos e à transformação do mercado, por meio das tecnologias digitais, processo de sucessão, práticas ESG, entre outros, é do nosso maior interesse”, destaca Naves. Presente em Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Tocantins, a Nutrien atende sobretudo produtores de soja, milho, citros, café e hortifrútis. 

Em relação às startups, a Nutrien pretende proporcionar uma experiência diversificada aos frequentadores dos centros, convidando empreendedores para passarem temporadas curtas como residentes. “A gente acredita que um conceito de feira pode funcionar muito bem. A startup vem, passa alguns meses no Centro de Experiências, faz demonstrações de produtos, participa dos nossos encontros e depois dá lugar a outra”, afirma. O objetivo é abrir espaço para a exposição de tecnologias mais modernas e rentáveis ao produtor. 

Nos Centros de Experiências, o consultor de solução será o profissional responsável por acompanhar toda a jornada dos clientes, indicar ferramentas e serviços de tecnologia, manter contato com as agtechs, organizar encontros para trocas de experiências e mediar discussões. 

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agribusiness, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga-nos