Agosto 17, 2022
Por Marina Salles
O Clube Agro Brasil — programa de relacionamento multimarcas do agronegócio, que conecta indústrias, canais de venda, corretoras e produtores rurais — está lançando um novo serviço, o Clube Agro Dealer, voltado a revendas e distribuidores do setor. Até então, estes canais participavam da plataforma por intermédio da indústria e, agora, passam a ter um canal independente para contribuir com a fidelização dos seus clientes.
No Clube Agro Brasil, o produtor rural acumula pontos, resgata cupons de desconto e pode utilizá-los na compra de novos produtos, insumos agropecuários e serviços. No contexto de uma coalizão formada hoje por 8 empresas, continua valendo o resgate multimarcas. Já dentro do programa para os distribuidores (Clube Agro Dealer), o acúmulo de pontos e resgate de vantagens se dá exclusivamente no canal da revenda parceira.
Hoje, as marcas que integram o Clube Agro Brasil são: Corteva, Brati Solar Brasil, Mapfre, Brevant, Elanco, Field Pro, Magazine Luiza e Movida. As duas últimas com a particularidade de apenas permitir o acúmulo de pontos (e não o resgate) na negociação de itens como celulares e aluguéis de carro. “Quisemos trazer inclusive parceiros de fora do agro porque o produtor também consome outros produtos e serviços, para além do trabalho no campo, e nosso intuito foi gerar ainda mais vantagens para ele”, afirma Eduardo Fernandes, sócio-fundador do Clube Agro Brasil.
Ao todo, 56 mil produtores operam na plataforma, que desde a fundação, em 2020, movimentou R$ 4,6 bilhões em transações dos parceiros. Entre eles estão canais de venda como as cooperativas Coamo, Integrada, Coopercitrus e Coplacana, além de revendas como a Protec. Na somatória dos canais parceiros da coalizão, o número de bandeiras é de 98 e o número de pontos de venda chega a 1.200.
Fernandes conta que o Clube Agro Dealer surgiu de maneira natural, uma vez que os próprios canais de venda foram vendo o valor gerado a partir do programa de fidelidade das indústrias. “A experiência com o Clube Agro é favorável para a adesão ao novo programa dos dealers, porque eles já veem que a gente leva o consumidor para a loja deles, dá desconto e abre caminho para a venda de outros produtos fora os que serão resgatados”, diz Fernandes.
No modelo de negócios da coalizão, o Clube Agro cobra da indústria um valor pelos seus pontos, que são convertidos em crédito para resgate de produtos, e a revenda recebe o valor integral gasto pelo cliente, que é reembolsado pelo Clube. No Clube Agro Dealer, será o distribuidor o responsável por adquirir os pontos que, em contrapartida, só poderão ser resgatados no seu canal de vendas.
Para o produtor rural, o que muda é que, dentro de uma única plataforma, ele vai poder participar também do programa de fidelidade do canal de distribuição. Neste espaço, além de oferecer uma pontuação exclusiva em produtos (negociada de forma independente com os seus fornecedores), o canal ainda poderá incluir produtos próprios e ter um catálogo com bens de consumo, como mais uma opção para o resgate dos vouchers. Ele terá ainda a opção de permitir o resgate de pontos no balcão da loja física ou de maneira 100% online.
Eric Chinen, do Clube Agro Brasil
Por meio do Clube Agro Dealer, também será oferecida consultoria personalizada ao canal parceiro, para ampliar o conhecimento sobre sua base de clientes e analisar dados e informações do mercado. Eric Chinen, Diretor Comercial do Clube Agro, explica que a inteligência de vendas por trás da plataforma, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ajuda a direcionar as campanhas de marketing dos parceiros e criar anúncios personalizados para os clientes no campo.
O levantamento do comportamento de compras se dá não apenas pelos registros das notas fiscais que os próprios produtores cadastram na plataforma, mas também pela realização de enquetes que geram pontos para os usuários respondentes. “Assim, conseguimos, por meio da ferramenta, ajudar o canal a tomar a melhor decisão e a traçar a estratégia de vendas que será mais indicada para atingir o seu objetivo”, diz Chinen.
Depois de crescer principalmente na região Sul do Brasil — que concentra produtores de perfil pequeno e médio, atendidos por revendas, distribuidores e cooperativas — e lançar o Clube Agro Dealer, a empresa planeja expandir os horizontes. Isto tanto para outras partes do país, sobretudo o Cerrado, como para novas categorias de produtos e serviços, como soluções financeiras, de maquinários, energia solar e softwares.
Hoje, apenas uma startup, do ramo de estações meteorológicas, integra o programa de coalizão e a intenção é que venham outras, no sentido de agregar ao pacote tecnológico do produtor rural. Entre as soluções buscadas estão serviços de crédito das agfintechs e dos bancos digitais.
“Hoje já contamos com uma única conta para onde vão todos os pontos do programa de coalizão e uma conta separada do Clube Agro Dealer, e visualizamos que as transações possam ser feitas diretamente por essa conta ao trazermos parceiros da área de crédito”, diz Fernandes. Segundo ele, o objetivo, no fim do dia, é prover um combo de produtos ao produtor, que gerem benefícios individualmente e também no seu conjunto.