Dezembro 5, 2022
Por Marina Salles
Com o crescimento do interesse pela agricultura regenerativa, o uso de produtos biológicos para aumentar a performance e a saúde do sistema solo-planta tem se tornado mais comum. Contudo, boa parte dos agricultores e empresas ainda carecem de informações objetivas para quantificar os benefícios gerados pela reposição e ativação da biodiversidade do solo. No sentido de levar informações cada vez mais completas ao mercado, as startups Biomcrop e Biome4All firmaram uma parceria.
A partir da colaboração, a proposta é oferecer um serviço de biomonitoramento exclusivo para os clientes que adquirirem a biotecnologia ProBiom, da BiomCrop. Dentro do Programa Regenerando Sistemas (PRS) da empresa, a tecnologia ProBiom está posicionada como a base para a regeneração dos sistemas de manejo.
Alan Pavani, Diretor de Marketing e Inovação da BiomCrop, afirma que a adoção da biotecnologia ProBiom traz benefícios para a estruturação do solo, sanidade das culturas e eficiência nutricional, com destaque para a solubilização de fósforo — o que poderá ser medido de forma ainda mais assertiva com a parceria junto à Biome4All.
“Por meio do biomonitoramento será possível acompanhar indicadores de regeneração do solo como, por exemplo, o índice de biodiversidade microbiana e, dentre este conjunto enorme de micro-organismos, aqueles com potencial para fixar carbono e nitrogênio no solo. Também é possível quantificar as bactérias que atuam na solubilização de nutrientes, como o fósforo”, explica Leonardo Gomes, CEO da Biome4all.
A tecnologia da Biome4All, startup brasileira de análise genética do solo, vem se somar ao biomonitoramento da Biomcrop, que continua disponível para seus clientes e é um dos pilares da metodologia dos 3Bs lançada pela startup em 2022. Os 3Bs referem-se ao uso da biotecnologia associada à biogeografia e ao biomonitoramento.
A biotecnologia, no caso, é o ProBiom, com formulação exclusiva BiomCrop. A biogeografia trata-se da produção do biofertilizante baseado em três diferentes fontes de inóculo de micro-organismos, que representam a identidade biológica da região do cliente. Por fim, o biomonitoramento da Biomcrop é feito por meio de um sistema de avaliação utilizando análises de DNA (metagenômica), análises enzimáticas de solo e trabalho de campo, para acompanhamento in loco do desenvolvimento das culturas.
A metodologia permite responder a algumas perguntas comuns entre os agricultores e as empresas:
Fundada em 2022, a BiomCrop é uma empresa do segmento de biológicos com soluções voltadas para a agricultura regenerativa. Seu portfólio é composto por produtos classificados como bioativadores e também bio repositores, como a tecnologia ProBiom, utilizada para produzir um biofertilizante líquido que auxilia na regeneração do microbioma do sistema solo-planta.
“Poucos meses após o início das atividades no Brasil, já estamos em grandes grupos do segmento de cana-de-açúcar. Esse crescimento é fruto da exclusividade que a metodologia dos 3Bs proporciona e também da necessidade que os agricultores possuem de otimizar os insumos convencionais, como fertilizantes sintéticos”, diz Pavani.
*Com informações da assessoria de imprensa.