Julho 8, 2021
Manter o produtor agropecuário no radar e estimular que ele volte às compras, são algumas das tarefas que a startup mineira Seedz facilitou com o uso de tecnologia. Agora, em parceria com a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), a startup poderá levar praticidade à gestão de vendas de cerca de 1,9 mil distribuidoras de insumos que fazem parte da instituição no país.
Rodrigo Fajardo, diretor de estratégia da Seedz, afirma que, mesmo com estruturas enxutas e sem tecnologias de apoio no backoffice, muitas revendas de pequeno e médio porte se consolidaram em suas regiões. Com o suporte da Seedz, o objetivo é que possam digitalizar processos e aumentar seus ganhos financeiros.
Hoje, a Seedz oferece ao distribuidor uma série de ferramentas para gestão interna. Entre elas, a possibilidade de organizar em um só lugar todos os programas de incentivo recebidos da indústria e fazer a distribuição de recursos para a força de vendas de forma automatizada, ágil e transparente.
Pela plataforma também é possível criar programas de fidelidade e estimular a troca de pontos por produtos e serviços, que hoje já somam mais de 1 mil na rede composta por diversos parceiros. O programa de fidelidade da Seedz atinge, atualmente, mais de 100 mil produtores e contribui para a atração e retenção de clientes.
Outra aplicação da tecnologia, que digitaliza os processos de vendas, é transformar dados em ações efetivas. Utilizando inteligência computacional, a plataforma da Seedz combina informações do próprio distribuidor, do programa de fidelidade e do mercado para direcionar campanhas e novas estratégias de comercialização.
Segundo Fajardo, da Seedz, nos próximos meses a empresa estará especialmente engajada em atender os distribuidores de todos os tamanhos. “Queremos que todos vejam o quanto nossa tecnologia vai agregar valor aos negócios deles. Vamos oferecer condições super acessíveis pensado justamente no perfil do pequeno distribuidor, possibilitando que tenham acesso às mesmas tecnologias que distribuidores de maior porte já têm”, diz.
Para o presidente da Andav, Paulo Tiburcio, a implementação de novas tecnologias é fundamental para o desenvolvimento dos canais de vendas de insumos do agronegócio, especialmente por seu desafio logístico.
Crédito da foto principal: Seedz