Grão Direto firma parceria com a Barchart, provedora americana de dados de commodities

Base de dados da empresa brasileira contém os preços praticados no interior do Brasil e será disponibilizada pela ferramenta cmdtyView

Julho 7, 2021

A Grão Direto, plataforma de comercialização de grãos, e a Barchart, provedora americana de dados de commodities, fecharam uma parceria que dará maior visibilidade aos preços praticados no interior do Brasil para grãos como a soja. 

Segundo a Grão Direto, sua base de preços será disponibilizada pela ferramenta cmdtyView, plataforma de negociação e análise da empresa americana, que também gerenciará a distribuição e licenciamento dos dados via API.

“A cmdtyView é a principal plataforma para análise física de commodities do mundo e esta nova parceria com a Grão Direto aprimora ainda mais nossa oferta global de dados de grãos brasileiros”, diz o CEO da Barchart, Mark Haraburda, em nota.

Em relação à América do Sul, a Barchart já contava com referências de preços de frete FOB e CIF; referências de preços de alimentos baseados em diferente índices (Cesea, Cepea, MCDBA e MPTT) e fundamentos das principais commodities, balizados por relatórios como o da Conab e do IBGE. Em breve, a empresa também incluirá na sua base previsões de produção e produtividade agrícola para culturas plantadas no Brasil e Argentina.

Impactos da parceria

Segundo Alexandre Borges, CEO da Grão Direto (na foto acima), a parceria chancela a confiabilidade dos dados da startup, que agora serão usados como referência no mercado internacional. “Nossas soluções ajudam milhares de produtores, compradores e corretores de grãos a negociar com mais eficiência, gerando um real valor em suas operações e nos colocando em uma posição ímpar para oferecer soluções de inteligência para o mercado brasileiro”, afirma.

Por enquanto, a Grão Direto opera somente no Brasil e o fornecimento dos dados deve funcionar como um termômetro do mercado brasileiro para a comunidade internacional. “Atualmente nossa plataforma está disponível apenas no Brasil, especificamente nas regiões Sudeste e Centro-oeste do país”, lembra Borges. No médio prazo, a expansão da startup está focada nos Estados do país onde ainda não atua.

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agribusiness, PwC Brasil

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Siga-nos