Novembro 18, 2021.
A Bayer anuncia uma parceria estratégica com a Microsoft para construir um novo conjunto de ferramentas digitais e soluções em ciência de dados em nuvem, para aplicação na agricultura e indústrias correlatas. O objetivo é trazer novas infraestruturas e competências que ajudem a acelerar a inovação, aumentar a eficiência e apoiar a sustentabilidade das cadeias de valor sobretudo do agronegócio.
Esta parceria é um passo significativo e estratégico para que a Bayer possa atingir sua ambiciosa meta de gerar negócios apoiados 100% por meios digitais para clientes e parceiros da divisão agrícola até 2030.**
Atualmente, a presença digital da Bayer no campo se dá sobretudo a partir da plataforma Climate FieldView, que opera em cerca de 72,8 milhões de hectares cultivados em mais de 20 países.
Junto da Microsoft, a ideia é desenvolver novas soluções que apoiem as indústrias em seus desafios, como as operações agrícolas, evolução da cadeia de abastecimento e monitoramento e mensuração de práticas ESG (sigla para ações de cunho social, ambiental e de governança, em inglês).
O principal objetivo é acelerar a transformação digital de toda a cadeia de valor de alimentos, rações, combustíveis e fibras, especialmente, em relação à utilização dos recursos naturais e esforços para combater as mudanças climáticas.
Para alcançar essa meta, as duas empresas vão investir em uma infraestrutura avançada de soluções de agricultura digital e recursos de ciência de dados.
Suas novas soluções estarão disponíveis para múltiplos atores, de startups até empresas globais do segmento agrícola e indústrias adjacentes.
No processo de implementação da nova infraestrutura, a Bayer migrará seus recursos básicos de agricultura digital para a plataforma que está sendo construída, unificando a oferta de soluções voltadas ao seu cliente.
“Essa parceria se forma em um momento único em que a inovação é extremamente necessária em toda a cadeia de valor de alimentos e fibras”, diz Liam Condon, Membro do Conselho de Administração da Bayer, em nota.
Liam Condon, da Bayer
A relação entre as empresas faz parte de um projeto de longo prazo e prevê o compromisso mútuo com a privacidade dos dados dos agricultores e a segurança cibernética dos mesmos.
Ravi Krishnaswamy, Vice-presidente Corporativo da Azure Global Industry da Microsoft, destaca que, como os demais setores industriais, a agricultura e a cadeia de alimentos estão passando por uma rápida transformação digital, vendo surgir dos tratores autônomos a ferramentas de agricultura de precisão escalonável.
“Estamos entusiasmados para acelerar essa transformação em parceria com a Bayer e abrir caminhos ainda maiores para a inovação na agricultura, unindo as informações geradas por dados com a experiência agronômica da Bayer e o poder da Microsoft Azure”, afirma Krishnaswamy.
*Com informações de assessoria de imprensa.
**O trecho da matéria foi alterado em virtude de um equívoco da empresa.