Uma força de trabalho inclusiva e diversificada é reconhecida pelas organizações como um aspecto essencial para o sucesso dos negócios. Isso é demonstrado pela melhora em indicadores de desempenho financeiro e de atração e retenção de talentos, pelo aumento da inovação e por um insights mais aprofundados sobre os clientes.
Globalmente, a força de trabalho assalariada é composta por 52% de homens e 48% de mulheres. Isso exige que a igualdade de gênero seja uma prioridade das organizações. Muitos países estão criando legislações sobre diversidade de gênero no alto escalão e trabalhando para garantir que homens e mulheres recebam salários iguais por trabalhos iguais.
A diferença salarial entre homens e mulheres que realizam trabalhos iguais no mundo é de aproximadamente 20%. Ela aumenta para 45% entre a faixa de 1% mais ricos e varia entre os países (Fonte: Relatório Global sobre os Salários 2016 da OIT).
A EQUAL-SALARY é uma fundação independente, sem fins lucrativos, que visa promover a igualdade salarial para homens e mulheres em todo o mundo. Em parceria com a Universidade de Genebra, a fundação desenvolveu uma metodologia sólida para analisar a remuneração de forma objetiva.
Fale com o nosso time e conheça cada etapa do processo.
Os dados dos funcionários da empresa são fornecidos à Fundação EQUAL-SALARY para serem analisados por meio de uma plataforma de TI segura.
Todos os dados são anonimizados antes da análise. Os que estão relacionados à remuneração são destruídos após a transmissão do relatório de estatísticas.
Usando o método de regressão estatística de igualdade salarial, a diferença salarial observada deve ser igual ou inferior a 5% e o coeficiente de determinação (R²) deve ser ≥ 90% para avançar para a etapa 2.
É fornecida uma lista de casos específicos de funcionários que estão fora desse critério para que a empresa implemente um plano de ação e assim demonstre seu compromisso com a igualdade de remuneração para homens e mulheres.
Uma avaliação local é realizada pela equipe de igualdade salarial da PwC, segundo os padrões internacionais de gestão da qualidade, para verificar os seguintes aspectos:
Dependendo do resultado da avaliação da PwC, a empresa recebe o Selo EQUAL-SALARY da Fundação EQUAL-SALARY.
O selo pode ser usado em todas as comunicações da empresa, como site, anúncios de recrutamento, cabeçalhos de correspondência e relatórios anuais.
A Certificação EQUAL-SALARY é válida por três anos, período durante o qual as empresas certificadas devem submeter-se a duas avaliações de monitoramento para demonstrar a continuidade do seu compromisso e o cumprimento de ações para aplicar uma política salarial justa e não discriminatória entre homens e mulheres.
© 2019 - 2024 PwC. Neste documento, “PwC” refere-se à PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., firma membro do network da PricewaterhouseCoopers, ou conforme o contexto sugerir, ao próprio network. Cada firma membro da rede PwC constitui uma pessoa jurídica separada e independente. Para mais detalhes acerca do network PwC, acesse: www.pwc.com/structure.