Como usar analytics para acelerar o processo de evolução da auditoria interna
A pressão dos stakeholders, o aumento da regulação e a dinâmica dos negócios exigem que a auditoria interna gere cada vez mais valor e insights. As empresas estão investindo na análise de dados (analytics) para atender a essas demandas e gerenciar melhor os riscos, mas nem todas conseguem obter os benefícios esperados. Nos últimos anos, a auditoria interna passou a ser muito valorizada pelo potencial que as análises avançadas de dados oferecem.
Apoiamos as áreas de auditoria interna dos nossos clientes na construção ou no aprimoramento de sua competência de data & analytics. O objetivo é implementar ou aprimorar o uso de recursos de análise de dados em todo o ciclo de vida da auditoria interna. Isso garante mais eficiência e um monitoramento mais preciso dos resultados.
Como podemos ajudar
- Propor uma estratégia de utilização de analytics nas diversas etapas do ciclo de auditoria interna, desde avaliação de riscos, planejamento e definição de escopo, até a execução dos trabalhos em campo, geração de relatórios e monitoramento.
- Identificar padrões e comportamentos não usuais de alto risco, possibilitando uma cobertura mais abrangente da auditoria interna.
- Focar nas transações fora do padrão (outliers) usando uma abordagem baseada em risco para substituir os procedimentos tradicionais de seleção de amostra.
- Demonstrar visualmente os desvios relacionando-os com os indicadores de performance (KPIs) ou indicadores de riscos (KRIs).
- Desenvolver painéis (dashboards) em diferentes ferramentas de visualização do mercado, como QlikView e Tableau.
- Automatizar o monitoramento contínuo do ambiente de controle para permitir uma comunicação ágil e eficaz de problemas e pontos-chave por meio de dashboards dinâmicos.
- Estruturar papéis e responsabilidades para tornar a auditoria interna mais relevante para o negócio e a liderança.
- Assessorar empresas na implementação de plataformas e soluções de monitoramento contínuo.