Adote as novas Normas Globais do IIA para impulsionar a transformação e agregar valor à sua área de Auditoria Interna
A PwC ajuda empresas em todo o mundo a configurar, planejar, aprimorar e entregar recursos de excelência em auditoria interna. O que você gostaria de fazer?
Planeje, desenvolva e estruture a auditoria interna de forma mais adequada à sua organização – e preparada para o futuro.
Perspectiva da PwC: uma visão arrojada da auditoria interna – alinhada a outras funções de governança – ajuda a posicionar a auditoria interna como pioneira, reduz a duplicação de esforços, aumenta a colaboração e fortalece o “escudo” em torno da organização contra riscos.
Combine métodos modernos de auditoria, tecnologia, conhecimento setorial e experiência no tema para ter uma auditoria interna eficaz, em qualquer lugar do mundo.
Perspectiva da PwC: muitas funções de auditoria interna estão avaliando como abordar os riscos estratégicos em uma organização. Isso envolve aspectos como estratégia corporativa e tomada de decisões, transformação, fusões e aquisições e gerenciamento de custos. Para tanto, a auditoria interna deve ter um plano claro e consciente sobre como alcançar o equilíbrio no programa de auditoria, para que as áreas de risco mais “tradicionais” recebam cobertura adequada e as ferramentas e talentos certos estejam disponíveis. A comunicação eficaz com os stakeholders também é necessária para que haja uma compreensão das diferentes expectativas.
O diagrama abaixo é uma maneira simples de pensar em como equilibrar esse esforço de auditoria:
Implante, configure e use a tecnologia para aumentar a eficiência e a eficácia da auditoria interna e extrair conhecimento e insights dos dados.
Perspectiva da PwC: há uma convergência crescente da tecnologia usada para auditoria interna, gestão de riscos, conformidade e operações do negócio. Isso significa que a auditoria interna tem a chance de apoiar a digitalização da governança e da asseguração de toda a organização, além de se beneficiar de dados melhores e da automação de risco. É preciso ter uma estratégia clara de tecnologia de auditoria interna e uma boa comunicação com a primeira e a segunda linhas para que o investimento não fique isolado e que toda a organização possa se beneficiar.
Construa confiança e desenvolva novas habilidades para liberar o potencial das pessoas e capacitá-las para o sucesso.
Perspectiva da PwC: embora a tecnologia seja fundamental para a auditoria interna moderna, tornar-se pioneiro e fornecer consultoria confiável também envolve a jornada humana. Isso significa ter pessoas que possam transformar dados em insights, riscos em oportunidades e ideias em ação. É algo que requer uma abordagem holística e estratégica para obter a combinação certa de habilidades técnicas e humanas, como comunicação, gerenciamento de projetos e negociação.
Desenvolva seus recursos para cumprir as promessas e o potencial da auditoria interna de vanguarda e atender às expectativas de seus stakeholders.
Perspectiva da PwC: o ecossistema de governança, como qualquer outro ecossistema, se beneficia da renovação e da evolução. Há uma oportunidade, por exemplo, de reavaliar quais KPIs impulsionam a excelência da auditoria interna e garantir que estejam alinhados com as estratégias e prioridades corporativas, além de refletir adequadamente o que os stakeholders valorizam. Isso inclui encontrar o equilíbrio adequado entre KPIs quantitativos, qualitativos e “internos ou externos”.
Aproveite os “superpoderes” da auditoria interna para entender ou quantificar problemas, fornecer conselhos sobre melhoria e remediação e oferecer perspectivas sobre pontos cegos e riscos emergentes.
Exemplos de áreas para as quais a auditoria interna pode agregar valor:
Perspectiva da PwC: as organizações sempre se beneficiam de uma visão objetiva. Nem sempre, porém, isso requer uma auditoria tradicional. Pode ser mais eficaz realizar um estudo sobre riscos, uma atualização executiva ou uma simples discussão, por exemplo. A auditoria interna está bem posicionada para fornecer essa visão.
A IA incorpora o ESG cada vez mais nos planos de auditoria. E nós podemos usar nossa tecnologia Connected Risk Engine (CRE) para ajudar a IA a avaliar e comparar a maturidade dos processos ESG nas organizações.
Nossa avaliação abrange as principais áreas de um framework ESG eficaz – incluindo governança, cultura e relatórios. É possível fazer adaptações para comparar diferentes setores da organização ou para compreender as opiniões de diferentes grupos de stakeholders.
O resultado da avaliação pode ser usado para atualizar sua estratégia ESG, direcionar esforços para áreas prioritárias e avaliar o sucesso do investimento em ESG. Em outras palavras, pode fornecer um plano para ajudar a lidar com a complexidade, gerenciar riscos e planejar o próximo estágio de maturidade ESG.
A ferramenta CRE da PwC tem mais de 20 outros módulos de avaliação e está se expandindo. Há tópicos como eficácia de IA, segurança cibernética e gerenciamento de conformidade. Para saber mais, fale com sua equipe PwC.
Nossa pesquisa evidenciou cinco descobertas fundamentais. Cada uma delas é explorada mais a fundo neste relatório, com foco na sua importância para a Auditoria Interna e seus stakeholders, no valor para a organização e em dicas práticas para abordá-las.
Estes são exemplos das áreas de especialização a que a auditoria interna recorre para multiplicar seu valor para as organizações. Clique nos links para explorar os recursos e insights de cada um: