O processo de turnaround envolve uma reestruturação completa do negócio, para que ele possa se readaptar à realidade. São muitos os sinais de que uma empresa precisa dessa mudança, desde os processos internos, ou seja, a maneira como as tarefas diárias são realizadas, até a forma como a marca se posiciona no mercado.
Entre os sinais da necessidade de um turnaround estão a dificuldade de manter a escalabilidade do negócio, o aumento dos custos sem o correspondente aumento de receitas e mudanças drásticas no cenário macroeconômico. Assim, quando a situação começa a fugir do controle, é hora de fazer uma pausa para pensar estrategicamente.
Nossas soluções são desenvolvidas de acordo com as características de cada negócio e mercado de atuação.
Como podemos ajudar:
- Gestão de crises e recuperação do negócio.
- Redução dos riscos atrelados à percepção de falhas na governança corporativa.
- Preservação dos negócios e/ou controle sobre a retenção de pessoas-chave da administração.
- Experiência em reestruturações complexas envolvendo diferentes países, além de conhecimento local sobre cada região relevante.
- Definição de planos emergenciais e procedimentos para tomada de decisões e acompanhamento do caixa.
- Identificação de medidas para otimizar o capital de giro, projeções de fluxo de caixa de curto prazo e identificação de “ganhos rápidos”.
- Identificação de melhorias operacionais e/ou financeiras que gerem ou liberem caixa, incluindo aspectos tributários e trabalhistas (em conjunto com as nossas equipes especializadas).
- Renegociação de passivos operacionais (fornecedores e outros) e financeiros com bancos e instituições financeiras.
- Elaboração de planos de contingência e identificação de fontes alternativas de capital.
- Apoio às negociações externas com os stakeholders.